domingo, 7 de fevereiro de 2010

Sentimento de Pai

No dia 26/01/2010 tive um sentimento que não dá para explicar, narrar ou falar, mas com certeza para lembrar, sonhar e se emocionar. Minha filha estava com pressa para nascer, na primeira manifestação ela não estava nem com 7 meses, na segunda nem com 8 meses, mas foi só completar o oitavo mês que não agüentou mais e veio comemorar o centenário.

A pressa foi tanta que minha esposa chegou à maternidade às 15hs e às 16hs27m a Maria Eduarda nasceu.

E o Pai onde estava?

Assim que recebi a ligação sobre a ida da Vivi ao hospital, saí do trabalho há 25km da maternidade, mas o dilúvio que afeta São Paulo há mais de 40 dias não deu refresco naquele dia e eu cheguei à maternidade após as 17hs. Foram mais de 2 horas em baixo de chuva controlando a ansiedade, a emoção e a vontade de estar ao lado da Vivi naquele momento. Quando cheguei lá, minha filha já estava no berçário e quando a vi pela primeira vez tive um sentimento único e maravilhoso e pensei...

E agora? Desde os planos em ter um bebê, eu já pensava como seria ser pai, e durante a gravidez, o pensamento ganhou força.

Agora que ela nasceu,vivo intensamente o que é ser pai.

Obrigado meu Deus! Sou o Pai mais feliz do mundo!

“Pai de verdade mesmo, sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim perceber o quanto pode ainda estar verde e ajudá-lo a amadurecer.

Pai de verdade mesmo não só ergue o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que a cada queda é possível levantar. Ele não é simplesmente quem atende a caprichos: ele sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos. Pai de verdade mesmo não é aquele que providencia as melhores escolas, mas o que ensina o quanto é necessário o conhecimento. Ele não orienta com base nas próprias experiências, mas demonstra que em cada experiência existe uma lição a ser aprendida.

Pai de verdade mesmo não coloca modelos de conduta, mas aponta aqueles cujas condutas não devem ser seguidas. Ele não sonha com determinada profissão para o filho, mas deseja grande e verdadeiro sucesso com sua real vocação. Ele não quer que o filho tenha tudo que ele não teve, mas que tenha tudo aquilo que merecer e realmente desejar.

Pai de verdade mesmo não está ali só para colocar a mão no bolso para pagar as despesas: ele coloca a mão na consciência e percebe até que ponto está alimentando um espírito de dependência. Ele não é um condutor de destinos, mas sim o farol que aponta para um caminho de honestidade e de Bem. Pai de verdade mesmo não diz " Faça isto " ou " faça aquilo " , mas sim " tente fazer o melhor de acordo com o que você já sabe " .

Ele não acusa de erros e nem sempre aplaude os acertos, mas pergunta se houve percepção dos caminhos que levaram o filho a esses fins. Pai de verdade mesmo é o Amigo sempre presente, atento e amoroso - com a alma de joelhos - pedindo a Deus que o oriente na hora de dar conselhos” ...

Crédito ao Texto de Silvia Schmidt Fonte Mensagens e Poemas

http://mensagensepoemas.uol.com.br/dia-dos-pais/pai-de-verdade-3.html Que Deus dê bastante saúde a nossa filha linda e a nós que o resto é por nossa conta.

A seguir, nossa estrela de cinema fazendo graça em seu 3º dia de vida.

Ricardo, um pai feliz e babão

3 comentários:

  1. que delicia, delicia delicia!!!!!!!
    E o sorriso no comeco!!!!
    Beijos!!!!
    R

    ResponderExcluir
  2. Arrancou-me boas recordações de cortar o coração e a própria alma....

    ResponderExcluir