segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fase Desespero - Parte II

Passando prum desabafo, enquanto tudo parece calmo por aqui....

Tô passando de novo por aquela fase dos Fantasminhas, lembram?
Nossa, a coisa tá feia por aqui. Duda tá terrível, malcriada, chata, manhosa, birrenta, agressiva, e tudo mais que vocês conseguirem imaginar!

Daquelas crianças que nunca imaginei ter em casa.
Chuta minha barriga, puxa meu cabelo, agride os meus cachorrinhos, puxa o rabo da gata.

Não dorme nada o dia inteiro, fica me testando com mil artes diferentes por dia: abre a porta da varanda, quer subir no parapeito da janela..... fala sério..... quando tiro de lá depois de 999 vezes 999 vezes, ela resolve subir na concha (uma espécie de poltrona perigosinha), quer se balançar; sobe no sofá e ameaça se jogar, abre as gavetas, joga tudo pra fora.... outro dia fui arrumar o guarda-roupa, ela jogou tudo que eu tinha arrumado no chão e riu, de propósito!

Gente, tô ficando louca..... passei a maior vergonha na praça de alimentação do shopping - a menina teve um surto lá, não queria nada com nada, ficava jogando tudo no chão, fora o berreiro interminável quando entramos na Zara pra tentármos fazer uma mera comprinha pro Davi, que tadinho, nem tem tido a chance de se exibir muito pra mim, já que tempo pra mim e pra ele não tem sobrado.

Aí quando penso lá pelas 19h que o dia tá terminando, que finalmente Duda vai tirar aquele soninho delicioso e só acordar no dia seguinte às 10, como de costume, lá vem o berreiro às 20, 21, 00, 2h........ é uma gritaria que quem escuta, acha que tá rolando uma pancadaria infinita.............. ela vem, pede "abaço mamãe", mas quer que eu fique ali sem desgrudar do berço.... gente, para tudo!!!! Que fase é essa?

Não, não é dente! Antes que alguém lance essa tá?

Tô esgotada, estressada, cansada, não tem um diazinho que falo: Puxa, hj foi bacana!
Pelo contrário, tenho crises e mais crises de choro, noites mal dormidas, esgotamento físico e mental, cheguei a dar umas palmadas na mão dela, no bumbum, cheguei até a dar uns chacoalhões..... já gritei, já tentei castigo..... mas tô perdida, nada resolveu, me senti pior depois de tudo, chorei mais, fiquei mal pra burro e decidi buscar ajuda!

Não é a escolinha ainda.... como estamos de mudança pro interior, o bebê nascendo, mil coisa rolando ao mesmo tempo, a escolinha ficou para quando mudarmos, estivermos estabelecidos, bebê nascido, tudo organizado.....

Não contratei uma babá... confesso que tô querendo muito uma pessoa pra me ajudar, isso seria o ideal, dividir as atividades sabem? Eu faço tudo: dou banho, mamadeira, comida, troco mil vezes quantas forem necessárias, faço dormir, brinco, sambo, pulo, mas.... alguém pra me ajudar nessas horas de "encapetamento", mal criações, nessas horas em que eu tenho que abaixar trocentas vezes, levantar, tirar Duda de tal lugar, enfim, uma ajuda!

A menina que trabalha aqui não mexe uma palha, pode me ver no surto total que ela finge que nem é com ela... isso que ela ama a Duda e tá comigo desde a época em que eu estava grávida. Não sei o que deu nela, que resolveu não ajudar mais. O negócio dela é lavar louça, quebrar muita coisa, fazer comida, fingir que limpa a casa, lavar e passa roupa, e manchar tbm, claro........ o fato é que a maré tá braba no geral. Acho que 1 ano e meio de relação patroa-secretária tbm já se esgotou!

Bom, a tentativa que busquei com ajuda da minha tia e da minha mãe é a Homeopatia. Amanhã é nossa primeira consulta, espero sair de lá mais tranquila e conseguir com que tudo volte ao normal novamente. Não estou esperando um milagre, mas um semi-milagre, pode ser? Algo que me devolva o sorriso e a paciência que sempre tive.

Preciso curtir um pouco meu filhote que tá aqui e não tem culpa de nada, não consigo parar pra pensar nas coisinhas que preciso ter pra ele, no chá que pretendo fazer, parar pra colocar uma musiquinha que seja pra ele ouvir, uma conversa, um carinho.... nossa ando tão nervosa que minha relação com a Duda tá muito amor e ódio... Claro que ódio não né gente..... é uma raivazinha que dá as vezes, de tanto que ela me suga e me estressa. Ando nervosa mesmo, não tenho vergonha de assumir. O desespero bateu aqui e eu não sei o que fazer!

Meu obstetra quer que eu tente ficar calma, meu hematologista mandou eu colocar as pernas pra cima e relaxar um pouco. Tá!

Eu saí da sinosite e agora entrei numa dor de garganta e ouvido terríveis. Não tenho tempo de sentir dor, de deitar 5 minutinhos, de ter uma noite de sono tranquila sem ouvir um " mamãe abaço"... que confesso - é delicioso sim! Mas tem uma hora que às 2, 3, 5 da manhã me esgotam profundamente.

Amo minha criaturinha, me arrependo de cada palavra mais alta que eu falo pra ela, mas eu não sei como agir e o que tem que ser feito. Medo, insegurança de não saber educar!

Preciso de um descanso, umas horinha pra mim, nem de trabalhar tenho tido tempo, assim não dá!

E se a Homeopatia não der resultado, vou levar pra Benzer!

Fui

beijos

Vivi

8 comentários:

  1. Vivi , olha só , meu penultimo post foi exatamente sobre isso . E duas amigas minhas nos comentários , mederam duas dicas de livros que dizem ser infaliveis ... Eu vou comprar os dois amanhã ! Mas agora me deu mó branco ... Vai la no meu blog pega o nome dos livros , não se esquece que é no comentário do penultimo post ! Todas as mães que eu consultei foram categóricas em dizer que os livros são milagrosos ...
    Outra coisa , sem querer me meter na sua vida , mas ja me metendo , de repente se vc der uns trocados a mais para a menina que trabalha aí na sua casa , ela pode ficar um periodo com a duda enquanto voce pelo menos respira !
    Cada um sabe da sua situação finaceira , óbvio !
    Mas uma babá durante o dia é sempre bem vinda ... Ainda mais que vai estar sob sua supervisão , vc precisa de descanso , não pode chegar ao nível que você está ... E eu sei muito bem o nível de stress que eles nos deixam ... Isso porque aqui em casa tem baba e João está na escola , se não fosse isso eu já tinha parado no psiquiatra , fato !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Calma! Sei que vc não pode colocá-la na creche agora porque está de mudança, seria o melhor.
    A Nayara tem razão, leia os livros e aplique. Eu fiz um post sobre isso também, Malu reage super bem quando eu ignoro suas malcriações. Quase não faz mais.
    Duda deve estar sentindo a chegada do bebê.
    Não tem uma psicóloga infantil que vc possa conversar? Sei lá, você podia fingir que vai visitar uma creche pra ela, e pede pra conversar com a psicóloga.
    Seu pediatra é bom de comportamento? Porque o meu não é! Se for vc pode conversar com ele tb.
    Tenha calma, ela é bebê também e as coisas vão se ajeitar! Tente domá-la agora! Agora é a hora!
    Beijos e mande notícias!

    ResponderExcluir
  3. Lembrei! Já pode começar a aplicar hoje. Vc vai ver a diferença que faz, dá o maior orgulho, a gente se sente a SuperNanny.
    Na primeira vez ela subir onde não deve vc fala: não pode subir aí e tira ela, na segunda a mesma coisa, só que vc acrescenta: se subir de novo, vai pro castigo. Na terceira vc põe no castigo e deixa 1 min e meio. (escolha um cantinho da casa sem nenhum atrativo pra ela, pra ser o cantinho do castigo). Quando acabar o tempo, vc explica porque ela ficou ali. Peça a ela pra prometer que não vai mais fazer e peça um beijo e um abraço.

    Quando se jogar no chão fazendo malcriação ou ficar chorando e gritando por manha, vc diz: vai ficar fazendo isso? Eu acho feio, só volto quando vc parar! Saia do ambiente que ela está, ignore que ela para em um segundo.

    Sempre que vc falar com ela, fique na altura dela, fique de joelhos, isso é muito importante.

    O que ela quer é chamar a sua atenção. Para ela é divertido subir mil vezes no sofá e vc tirar! ela deve achar engraçado. Vai por mim! Faça essas pequenas coisas que vc vai ver a diferença. Depois me conta. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. Meus conselhos:

    1. Pra parar de fazer arte - jaula
    2. Pra parar de fazer birra - camisa de força
    3. Pra parar de gritar - adesivo na boca
    4. Pra "abaço mamãe" - boneca inflável
    5. Pra parar de correr - coleira peitoral

    acho que são 5 passos infalíveis.
    Sorte!!

    ResponderExcluir
  5. É, Vivi, você não tá sozinha nesse barco...
    A Bia tava terrível, então decidi colocá-la na escolinha há 1 mês.
    Melhorou bastante, mas continua dando pitis, batendo nos outros e às vezes em si mesma... tudo pra chamar a atenção.
    Quando não estou ignorando seus chiliques, falo bem sério com ela que não tô curtindo seu comportamento, e depois de umas 4 ou 5 chamadas ela finalmente se liga que não tá agradando. Mesmo assim, gosta de testar os meus limites e olha com aquela carinha de "tô indo aprontar de novo"... Então eu mostro a minha carinha de "se fizer, vai ter!" e ela "subitamente" decide brincar de outra coisa e desencana de me tirar do sério.
    Antes de levá-la pra benzer peça a Deus pra te te trazer uma nova secretária, uma babá, um psicólogo ou terapeuta infantil, pois você PRECISA DE AJUDA EXTRA (não é nenhum luxo nem mimo, não, mas item de 1ª necessidade).
    É nessas horas que nós, mães, somos obrigdas a praticar o amor de I Coríntios 13:1-7...

    “Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas, se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino.
    Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada.
    Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
    Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso.
    Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.
    Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo.
    Quem ama NUNCA DESISTE, porém SUPORTA TUDO com FÉ, ESPERANÇA E PACIÊNCIA.”
    Persevera, amiga, você JAMAIS está sozinha!

    ResponderExcluir
  6. Bom, lá vou eu com minhas dicas, a Bê passou por isso, e ainda dá uns ataques, mas mais controlados, já sabe pelo meu olhar e tom de voz q não pode..aqui o castigo vigora...eu não falo toda hora pra naõ ficar banal...falo qdo a coisa engrossa! A fase da Duda é inicial de teste mesmo, dependendo de como agires, ela segue ou melhora um pouco...no caso da Betina melhorou...espero q melhore...Qdo ela faz algo que não gosto, mas não gosto meesssmo, tipo o ataque no shopping, é hora de agir...eu desço na altura dela, faço ela prestar atenção no que estou falando, explico o q eu não gostei, falo o porque (perigoso) isso tudo ela já entende...muitas vezes me mostro brava, mas a maioria triste. Aí, digo pra ela pedir desculpas, tanto pra mim quanto pra pessoa que ela aprontou. Ela geralmente pede, dá beijo e abraço. Aí eu a tranquilizo, faço carinho e digo que ela não vai mais fazer né??? Ela se acalma e eu a distraio com outra coisa. Agora se ela não se acalmar, dar mais ataque ainda, eu digo: a Betina vai pro castigo então! Ai a sento no sofá sem brinquedo, sem dvd, e fico por perto. Digo que ela vai ficar ali e repito o q ela fez...Se ela sai, e a coloco novamente e firme braba. Só a tiro depois de 1 minuto ou no máximo 2. (é por idade) Acho q explicando os porquês acho que é mais tranquilo, a Bê entende tuuuudinho...a Duda logo vai entender os limites. É um trabalho de persistência...claro q tu tá numa situação mais complicada pela outra gravidez, e te deixa mais sem paciencia e cansada. Mas respira fundo e põe isso em prática. Dá certo. Ah, sei q escolinha (q defendo), não dá pela função da mudança, mas uma babá (seeempre contigo) é a única alternativa q vejo até nascer o bebê e puderes colocar a Duda na escolinha, mas te digo, escolinha loooogo! Ela precisa saber q não é a rainha...saber q vai precisar esperar a hora dela, q ela tem amiguinhos, q tem q respeitar as profes...isso tudo é ensinado...é super importante. Até na hora de brincar, lá cada um brinca e espera sua vez, elas ensinam tuuudo...coisa q só qdo tem várias crianças junto dá pra botar em prática. bjoca e boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, quanto a agressividade, também, a Bê mordia, mas parou...de tanto dizer que é feio, não pode, machuca...isso passa! é a fase de teste...segue firme ensinando...e apela pra chantagem! Diz que tadinha da mamãe, que ela a machucou...diz q tá triste...que não quer abraço então...se ela te bateu , mostra que está mal por isso. Te mostra mais triste que indignada, revoltada...respira fundo, e tenta! bjoca

    ResponderExcluir