quarta-feira, 12 de agosto de 2009

13 semanas de gravidez/3 meses e 1 semana


Ontem, terça-feira, completei 13 semanas. Parece que o tempo está voando, não?
Essa é a última semana do meu primeiro trimestre. Diz a lenda que agora eu vou me sentir melhor, não vou vomitar mais, enfim.... eu só acredito se realmente as comidinhas ficarem dentro de mim. Areeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee baba!

Preciso dizer que meus seios estão lindões, nunca fui tão feliz com eles. Me sinto uma musa da playboy! Tudo em cima, toda turbinada. Isso porque o estrógeno e a progesterona estão estimulando as glândulas produtoras de leite, portanto, a notícia é que: eles vão continuar a crescer. Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

O meu útero está esticando e posso sentir o abdômen doloroso. Os ligamentos que sustentam o útero esticam para acomodar o crescimento desse órgão. Essa é a chamada dor do ligamento "redondo". Vocês sabiam disso? Muitas vezes é interpretada como uma "fisgada" perto da região da virilha. Eu sinto tudo isso.

Olha só essa explicação que bacana: vocês sabem para quê serve o útero e o líquido amniótico?

O útero é o órgão que guarda e protege o feto, líquido amniótico, placenta e cordão umbilical. Ele se contrai na hora do parto expulsando o bebê de dentro do corpo da mamãe. Já o líquido amniótico não deixa a parede do útero apertar e sufocar o bebê. Outra função é de isolar o bebê do frio e do calor. Amortece os possíveis socos e empurrões que a mamãe aqui levar na barriga.

E o bebê como está nessa semana?

Ele pode fechar a mão e até mesmo chupar o seu polegar nesta semana. Se eu tiver com muita sorte, no próximo ultra poderei vê-lo chupando dedo, uma pose e tanto para a fotografia, nao é?

Outros excitantes desenvolvimentos incluem:
Umas das mudanças marcantes agora é que a cabeça do baby diminui a velocidade de crescimento em comparação com o corpo. Suas medidas estão ficando cada vez mais proporcionais. As pálpebras já devem estar fundidas para proteger os olhos à medida que desenvolvem. Seu crânio e os ossos estão se solidificando, portanto logo logo as costelas podem aparecer. Os intestinos do bebê estão finalmente no lugar onde devem estar - dentro da barriga dele e não no lado de fora junto ao cordão umbilical. Os alvéolos do bebê estão todos carregados e os dentes estão quase prontos para nascerem há uns seis ou sete meses após o bebê nascer (causando, ao bebê, uma grande quantidade de dor e, a mim, muita perda de sono).

Quem está cantando? Roberto Carlos? rs... Poderia ser o bebê: suas cordas vocais e a laringe estão concluídas. Porém, ele não será capaz de fazer qualquer som ainda, isto porque as ondas sonoras viajam através do ar e o bebê está imerso em líquido amniótico.

É possível agora determinar o sexo do bebê, olhando para os genitais externos, se estivermos olhando bem de perto (através do ultra, o sexo pode ser determinado com certeza em torno da 16ª semana, então pode ser que eu ainda não consiga ver nesse mês).

A medida do bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 65 e 78mm. E o seu peso vai estar em torno de 13 e 20g.

Bom, vamos torcer para os vômitos me deixarem em paz e que tudo seja uma festa daqui pra frente.

Beijinhos

18 comentários:

  1. Oi sou Regina tenho 27 anos e estou gravida do meu 1° bebe e amanhã completo 13 semanas nossa estou em uma felicidade imensa hojé fiz o ultrasom e o papai foi jundo e pela 1° vez ouvimos o coraçãozinho, nossa que emoção, não vejo a hora de saber o sexo apesar de não ter preferencia, mais se for manino vai se chamar Felipe e se for manina Heloísa nossa agradeço a Deus por tanta benção, bjs.

    ResponderExcluir
  2. eu sou andreia btenho 15anos estou gravida de 9 semanas,estou amando essa fase da minha vida,no cmeço foi tudomto dificil mas agoraestou mto feliz,ja fiz ultrason e o meu filhinho esta ótimo graças deus,eh uma benção em minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Ola meninas vou fazer 25 anos completei agora 13 semanas nao tinha enjoo passei ater agora sera que e normal? Essa semana vou ao medico desde ja quero comunicar que deus e mt poderoso!

    ResponderExcluir
  4. Olá ,vou fazer fiz 13 semanas hoje, tenho enjôos 24 horas do dia e isso é muito chato, mas estou muito feliz,daqui a dois dias irei fazer a utrassom morfológica, estou ansiosa para ver detalhes do meu bb.

    ResponderExcluir
  5. eu e meu merido estamos muito felizes nosso primeiro bebe estou de 3 meses e 1 semana sinto muitos enjos mais vale a pena da felicidade de ser mamae

    ResponderExcluir
  6. OLA ESTOU DE 13 SENAMAS ESTA OSSO D+ ATE AGUA Q BEBO ESTOU VOMITANDO MAS Q ME ALEGRE VER A BARRIGUINHA TREMER E MISTERIO DEUS VOU FAZER TN ESPERO E TORÇO PRA TODO PODEROSO ME DAR STA BENÇAÕ DE TAR TUDO PEFEITINHO E SAUDAVEL ESPEAREI SE E UMA MOÇA MAS VIM RAPAZ AMEM DEUS O 1° SEJAM BEM VINDO TO FELIZ TENHO JA 07 ANOS DE CASADO E 1° DEUS NO BARCO ESTARA TUDO BEM AMEM

    ResponderExcluir
  7. oi meninas sou jessica e tenho 22 anos e estou gravida do meu 1° bebe,estou com 13semanas e ñ mim canso de ficar em frente ao espelho...quando acordo a 1°coisa q faço e da bom dia a ele e meu esposo começa a bj minha barriguinha linda!

    ResponderExcluir
  8. Ola Meninas! Completei 3 meses finalmente...rs...isso pq espero ansiosa o final dos enjoos e fraquezas...nossa!!! So Deus sabe cm sofro...Mas enfim...tb to mt feliz pq sei que sera um emnininho mt lindo, saudavel e consagrado ao Senhor Jesus! Felicidades a tds...bjsssss

    ResponderExcluir
  9. oi estou com 13 semanas e muito feliz tudo... parou os vomitos parece milagre fiz 3 meses e puff sumiu q benção, nossa ainda não fiz a ultra, mais sem ansiedade...kk um bj Deus abençoe a todos quando souber eu conto rsrrsr...♥

    ResponderExcluir
  10. oi estou com 13 semanas e parou os vomitos .nao vejo ahora de saber o sexo.agradeço a Deus todos os dias por essa bençao.pois achei que nao poderia ter filho..obrigada senhor jesus ,te amo

    ResponderExcluir
  11. oi estou com 13 semanas,e os enjoos estão longe de acabar, espero que não fique por muito tempo.pois tá dificil, antes era pela manhã, agora é pela tarde eu ja estou com medo de ficar assim até os 9 meses, e sem contar a dor de cabeça que estou sentindo, é horrível..Meu DEUS sou grata por tudo o que tens feito por mim, e principalmente por esse presente lindo.

    ResponderExcluir
  12. oá duda tudo bem? me chamo jessy e estou gravida de 13 semas do meu segundo filho . mais assustei qnd ouvi o medico falar que o meu utero está maior para 13 semanas sera que estou gravida de gemeos? bjs e obgd espero resposta o mais breve.

    ResponderExcluir
  13. Ola tenho 27 anos e estou gravida do meu primeiro bebe, no comeco foi um choque pois nao esperava, mas agora estou muito feliz, sinto muito enjoos, fraqueza, sono, eo que mais me encomoda dores de cabeca , estou com 12 semanas e nao vejo a hora de acabarem esses sintomos, e poder curtir mais ainda meu bebe, haaaa e saber logo qual sera o sexo ...srsrsrs

    ResponderExcluir
  14. Ola eu sou suseli tenho 30 anos estou gravida do primeiro bebe, sinto muito enjoo colicas sera que este sintomas e normal,esta semana tive sangramento e fiz uma ultasom e la acuzou descolamento da pracenta. Mais meu bebe estava bem gostaria de saber se alguem ja passou por isso me ajuda meninas obrigadas beijos

    ResponderExcluir
  15. ESTOU COM 13 SEMANAS E CINCO DIAS, NOSSA CADA DIA QUE PASSA É UMA SURPREZA DIFERENTE, OS ENJOOS ENTÃO, ESTÃO DE ARRAZAR! MAIS TUDO QUE MAIS PEDI A DEUS É QUE EU TIVESSE A BENÇÃO DE SENTIR TUDO ISSO E SER MÃE, AGORA NÃO POSSO RECLAMAR. NA ULTRA QUE FIZ SEMANA PASSADA TIVE SORTE E VI O SEXO DO MEU BEBE, É UM MENINÃO!!! O TÃO ESPERADO JOÃO VICTOR. OBRIGADA SENHOR POR ESSA BENÇÃO MARAVILHOSA!!!

    ResponderExcluir
  16. Olá .me chamo JuLiana tenho 29 anos.estou de 3 meses e uma semana está é a minha segunda gravidez.na do meu filho n senti nada .mas está até eu completar três meses sofri muito .mas ufah passou .fiz um ultrasom mas n vi o sexo.estamos muito felizes principalmente o meu filho que tem nove anos .obrigada senhor .bj

    ResponderExcluir
  17. Olá, me chamo Michele Joyce tenho 21 anos. estou com 13 semanas , e é minha segunda gravidez,na minha primeira filha não senti nada,mais desse passo muito mal.quando isso vai parar meu Deus? espero que em breve, não aguento mais. mais estou muito feliz obrigado senhor

    ResponderExcluir