terça-feira, 4 de agosto de 2009

3 meses tão esperados!




Não acredito! Hoje completo as 12 semanas tão esperadas por uma grávida. Isso mesmo, 3 meses. Eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Agora posso finalmente gritar para o mundo: EU ESTOU GRÁVIDA! E melhor que isso: MAMÃE E BEBÊ ESTÃO MUITO BEM.

Pelo que andei lendo o 3º mês é tão esperado não só pelo risco de aborto que diminui, mas também porque é a fase mágica da gravidez: podemos começar a nos despedir dos enjoos, da vontade constante de fazer xixi, das tonturas, das dores de cabeça... ai ai ai que Ma-ra-vi-lha, meu Deus! É hora de curtir a gravidez, planejar mil atividades, começar o orçamento de quarto, enxoval, lembrancinhas, eita fase boa!

E o nosso tão desejado bebê, como está nesse momento?

O rosto do bebê está cada vez mais parecido com a face humana. Seus olhos foram deslocados para a frente de sua cabeça e suas orelhas estão no lugar correto. Eba!

Outros destaques desta semana incrível fetal:
O nosso bebê já é capaz de engolir e, esta semana, irá dar alguns goles de líquido amniótico da piscina que ele ou ela está flutuando. A propósito, a quantidade de líquido aminiótico está aumentando e o seu volume total é agora de 50ml aproximadamente. E, no caso, ficamos nos perguntando como o bebê pode respirar mergulhado em todo esses fluidos? Bom, descobri essa resposta: os fetos obtêm seu oxigênio do sangue bombeado para seus corpos pela placenta e ainda não respiram com seus pulmões. Mistério resolvido!

Isso é meio nojento, embora fascinante, então olha só que interessante: os intestinos do bebê estão se formando, mas eles não estão todos onde a gente esperaria que estivessem. Em vez de estarem bem guardadinhos dentro da cavidade corporal, alguns estão soltos no exterior, no cordão umbilical. Uiiii, yeca.

O esqueleto do bebezinho tem agora centros de formação de ossos, ele está se preparando para transformar a estrutura cartilaginosa em ossos. As unhas das mãos e dos pés estão se formando nesta semana, bem como o queixo e o nariz estão se definindo melhor.

A genitália está se desenvolvendo e logo será possível distinguir em um ultrassom o sexo do bebê.

O seu sistema digestivo é capaz de absorver glicose. À base do cérebro do feto, a glândula pituitária está começando a produzir hormônios. Os hormônios são substâncias químicas produzidas em uma parte do corpo mas sua ação se dá em uma outra parte do corpo. O sistema nervoso também está mais desenvolvido. O bebê se move, e muito, dentro do útero mas, infelizmente, ainda não é possível senti-lo.

Ele dobrou de tamanho durante as duas últimas semanas, e agora pesa quase 14 gramas. Ele está também atualmente com cerca de 6 centímetros de comprimento, aproximadamente o tamanho de meu dedo mindinho.

Bom gente é isso aí.
Daqui pra frente, vamos aguardar a barriga da mamãe aqui crescer, crescer e crescer.

Agradeço a visita de cada um de vocês, visitas surpreendentes de gente que não conheço, mas colocam aqui muita energia positiva pra gente. Retribuímos em dobro à vocês! Obrigada por todo o carinho, pelos paparicos, pela torcida, pelos presentes que não paramos de ganhar.

Aproveito e coloco mais um presente que recebemos da dinda, minha dinda, vó 2 do bebê. Um conjunto maravilhoso para o dia-a-dia, com direito à luvinha e botinha, um dengo.

Também tivemos uma visita muito especial nesse final de semana, um casal de amigos nossos, vindo diretamente da Ingaterra. Que chique! E nos presentearam com um babador do Pinóquio. Obrigada Dany Xú e Fábio. Vocês sempre estiveram presentes na minha vida, acompanhando a fase solteira, a fase namorando, a fase casamento e agora mamãe. Amamos vocês.

Obrigada mais uma vez aos parentes, amigos, anônimos, por todas as mensagens carinhosas. E não deixem de acompanhar e seguir o blog.

2 comentários:

  1. Oi Linda
    Adorei estar na sua casa , voces sao pessoas muito queridas.Amo fazer parte da vida de vcs.
    Estou ansiosa para ver esse barigao chescendo .
    Mil Beijos
    Danny

    ResponderExcluir
  2. Irmaaa, tua barriga tá tao bonitinha, pequenininha mas cresxcendo! Olha, dê graças a Deus que tu parece que vai ser uma grávida marga viu, logo, logo te juro que você nem vai achar tão legal assim a barriga estar enorme. espere até ter que perir um blusa G (ou GG) na loja!
    :)
    Mas tudo vale pelos nossos filhotes né?
    Temos que nos ver, antes da Sofia nascer ok?
    beijos e saudades!
    Kika

    ResponderExcluir